Se me perguntarem "o que é ser Gavião?" responderei com a mais absoluta certeza: ser Gavião é sofrer.
Pra quem nem sabia quando seria o desfile muito menos que horas entrava a escola, eu fui bem rápida de desinformada para viciada no samba enredo.
Fato que não vi o desfile direito. Mais dormi do que tudo mas vi a Fiel louca de paixão pela escola de samba mais maravilhosa na avenida. Chorei. Chorei e dormi.
Aguentei segurar para ver a apuração. Entre tantos desfiles, não me aguentava de ansiedade. Torceria mais e outra vez por essa razão de existência.
Terça-feira. Chegou. Finalmente, é hoje. Seríamos campeões? Não, não seríamos. Mas fui, com fé.
Pensei que tudo estava perdido com os dois últimos do enredo. Até que vi várias escolas caírem e ali estava, Gaviões da Fiel em 4º lugar. Parecia brincadeira quando Rosas, em terceiro, levou um 9.75 e empatou com a gente. Era só tirar um 10 e estaríamos em terceiro. Não tiramos.
Mocidade campeã, Vai-Vai vice. Rosas bronze e Gaviões ali estava, no lugar mais ovacionado. Milhões de torcedores estavam ali presentes. Não só no Anhembi, mas naquela colocação. Aonde Gaviões estiver um bando de louco estará também. Queríamos ser campeões. E não fomos, mas estar em 4º era como se fosse melhor.
Desliguei a televisão. Liguei o exaltação e o samba enredo. Só queria chorar. Chorar não sei de que. De perder ou de vencer. Desmontei. Foi difícil entender o que era não estar entre os três primeiros e ainda assim, ser. E mesmo assim chorar com orgulho.
Agora me perguntem o que é ser Gavião. Te responderei: ser Gavião é ser vencedor. Sempre.
